quarta-feira, 6 de maio de 2020

RECURSOS NATURAIS E FONTES DE ENERGIA















FORMAS DE REGIONALIZAR O MUNDO









APRENDENDO A LER MAPAS: CORREÇÃO








GLOBALIZAÇÃO E DEPENDÊNCIA ECONÔMICA


A GLOBALIZAÇÃO



ATIVIDADE SETORES DA ECONOMIA



EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO



MIGRAÇÃO INTERNACIONAL





DINÂMICA DEMOGRÁFICA



MIGRAÇÕES REGIONAIS





ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO





RESUMO DE LUGAR E ESPAÇO VIVIDO



ATIVIDADE PAISAGEM ESCOLA EM CASA



terça-feira, 24 de março de 2020

GUERRA FRIA: O MUNDO BIPOLAR



Guerra Fria: o mundo bipolar


         Ao fim da Segunda Guerra Mundial, dois países saíram como as maiores potências mundiais: o primeiro, Estados Unidos da América, capitalista, e o segundo, URSS, socialista, ou seja, com ideais completamente opostos, acirrando ainda mais a rivalidade entre os dois países. Foi dessa chamada disputa ideológica que surgiu a Guerra Fria. Esse período de disputa hegemônica teve esse nome por ter acontecido apenas no campo ideológico, não chegando a haver uma declaração oficial de guerra entre os blocos.

Charge mostrando a disputa nuclear
  • A Corrida Armamentista, Espacial e as ajudas econômicas

Entre as décadas de 1950 e 1960, houve o período denominado de corrida armamentista, no qual soviéticos e norte-americanos disputavam qual dos países sairiam na frente no que diz respeito a tecnologias militares e bélicas. Foi então na tentativa de mostrar sua força que a URSS levou o primeiro homem, Yuri Gagárin, ao espaço. Em resposta, os norte-americanos levaram Neil Armstrong à lua. Isso demonstrava claramente a tentativa de mostrar a superioridade entre as duas ideologias. Nesse momento também houve a criação, em 1947, do Plano Marshall pelos EUA, ajudando os países capitalistas a se reerguerem após a guerra. Com o mesmo objetivo, mas do lado oposto, foi criado em 1949 o COMECON, garantindo o auxílio mútuo entre os países socialistas.

Yuri Gagárin: o primeiro homem a ir ao espaço
  • Guerra do Vietnã e da Coreia

Apesar de não haver o conflito direto entre os países, em algum momento eles investiram em conflitos em outros locais, como na Coreia e no Vietnã. A Guerra da Coreia ocorreu entre os anos de 1951 e 1953, devido a pressões para que o país adotasse o socialismo em todo o seu território. Nesse momento, os EUA entraram na disputa e teve inicio a guerra. Devido à falta de um vencedor sólido, os países decidiram entrar num acordo de divisão da Coreia: a Coreia do Norte ficaria sob influência soviética, já a do Sul sob o domínio norte americano – a divisão pelo paralelo 38. Já entre os anos de 1959 a 1975, ocorreu a Guerra do Vietnã, na qual soldados de ambas as potências se envolveram diretamente. Devido ao grande conhecimento do território pelos soldados vietcongues, a resistência contra os norte-americanos foi imensa e as mortes catastróficas. Esse foi o primeiro conflito em que os EUA saíram derrotados, tendo que deixar o território que se tornou socialista.

Imagem tirada durante a guerra do Vietnã pelo fotógrafo Huynh Cong ‘Nick
  • Caça às bruxas,  Cortina de Ferro e o Muro de Berlim

O Macartismo, também conhecido como “Caça às Bruxas”, foi a perseguição desmedida de socialistas em território norte-americano. Essa foi mais uma das comprovações de que a disputas entre  as potências estava cada vez mais acirrada, causando então o temor de uma nova guerra. Foi no ano de 1946 que o primeiro-ministro britânico Wiston Churchill usou o termo cortina de ferro, que seira uma espécie de barreira imaginária que separaria relações da Europa capitalista e a Europa socialista, marcando ainda mais a divisão bipolar. Quanto ao muro de Berlim, ele foi o símbolo da Guerra Fria, que dividia Berlim Ocidental (capitalista) de Berlim Oriental (socialista), sua queda em 1989 foi considerada por alguns o marco do fim da guerra fria, já para outros a fim foi em 1991, com o fim da URSS.