quarta-feira, 14 de junho de 2023

MATERIAL DE CONSULTA - PROVA MENSAL 2º BIMESTRE 2023 - 7º ANO

 

As relações de trabalho e a sociedade

As relações de trabalho estão ligadas às nossas relações sociais e à nossa realidade material.

A principal forma de trabalho nos dias de hoje são os serviços. Nesse caso, o produto vendido é o serviço prestado.

"O trabalho é a atividade por meio da qual o ser humano produz sua própria existência. Essa afirmação condiz com a definição dada por Karl Marx quanto ao que seria o trabalho. A ideia não é que o ser humano exista em função do trabalho, mas é por meio dele que produz os meios para manter-se vivo. Dito isso, o impacto do trabalho e do seu contexto exercem grande influência na construção do sujeito. Assim, existem áreas do conhecimento dedicadas apenas a estudar as diferentes formas em que se constituem as relações de trabalho e seus desdobramentos na vida de cada um de nós.

Não seria difícil, então, de se imaginar que, quando as relações de trabalho alteram-se no fluxo de nossa história, as nossas estruturas sociais também são alteradas, principalmente a forma como se estruturavam nossas relações, posições na hierarquia social, formas de segregação e, em grande parte, aspectos culturais erguidos em torno das relações de trabalho."

Veja mais sobre "As relações de trabalho e a sociedade" em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-trabalho-futuro.htm

"O trabalho no decorrer da história

Tomemos como exemplo o rápido processo de mudança que atingiu os países europeus no início do século XVIII, o qual hoje chamamos de Primeira Revolução Industrial. As relações de trabalho, anteriormente, eram fortemente agrárias, constituídas dentro do âmbito familiar. O ofício dos pais era geralmente passado aos filhos, o que garantia a construção de uma forte identidade ligada ao labor a que o sujeito se dedicava. O indivíduo estava ligado à terra, de onde tirava seu sustento e o de sua família. A economia baseava-se na troca de serviços ou de produtos concretos, e não no valor fictício agregado a uma moeda. Da mesma forma, o trabalho também estava agregado à obtenção direta de bens de consumo, e não a um valor variável de um salário pago com uma moeda de valor igualmente variável. A estrutura social era rígida, com pouca ou nenhuma mobilidade para os sujeitos, ou seja, um camponês nascia e morria camponês da mesma forma que um nobre nascia e morria nobre.

As mudanças trazidas pelo surgimento da indústria alteraram profundamente o sentido estabelecido para o trabalho e para a relação do sujeito com ele. A impessoalidade nas linhas de montagem que a adoção do Fordismo trouxe, em que milhares de pessoas amontoavam-se diante de uma atividade repetitiva em uma linha de montagem, sem muitas vezes nem ver o resultado final de seu esforço, passou a ser a principal característica do trabalho industrial."

Veja mais sobre "As relações de trabalho e a sociedade" em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-trabalho-futuro.htm 

"O trabalho presente e futuro

As transformações de nossas relações de trabalho não pararam na Revolução Industrial, pois ainda hoje o caráter de nossas atividades modifica-se. Contudo, as forças que motivam essas mudanças são outras. A globalização é um dos fenômenos mais significativos da história humana e, da mesma forma que modificou nossas relações sociais mais íntimas, modificou também nossas relações de trabalho. A possibilidade de estarmos interconectados a todo momento encurtou distâncias e alongou nosso período de trabalho. O trabalho formal remunerado, que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios, hoje nos persegue até em casa e demanda parte de nosso tempo livre, haja vista a crescente competitividade inerente ao mercado de trabalho.

A grande flexibilidade e a exigência por uma mão de obra cada vez mais especializada fazem com que o trabalhador dedique cada vez mais tempo de sua vida para o aperfeiçoamento profissional. Essa é uma das origens das grandes desigualdades sociais da sociedade contemporânea, uma vez que apenas aqueles que dispõem de tempo e dinheiro para dedicar-se ao processo de formação profissional, caro e exigente, conseguem subir na hierarquia social e econômica.

A introdução da automação na produção de bens de consumo tornou, em grande parte, a mão de obra humana obsoleta, aumentando o tamanho do exército de trabalhadores e diminuindo o valor da força de trabalho nos países que dispõem de grande população, mas com baixa especialização. Como resultado, a situação do trabalho só piora, pois se preocupar com o bem-estar do empregado é algo caro e, na concepção que prioriza o lucro monetário, não é um investimento que garanta renda imediata.


Por Lucas Oliveira
Graduado em Sociologia"

Veja mais sobre "As relações de trabalho e a sociedade" em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-trabalho-futuro.htm 






QUESTIONÁRIO

1- COMO AS RELAÇÕES DE TRABALHO ESTÃO RELACIONADAS? 
2- QUAL A PRINCIPAL FORMA DE TRABALHO HOJE? 
3- QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA OS SERES HUMANOS? 
4- O QUE OCORRE QUANDO AS RELAÇÕES DE TRABALHO SE ALTERAM? 
5- QUAIS AS MUDANÇAS TRAZIDAS PELO SURGIMENTO DA INDÚSTRIA? 
6- QUAL O FENÔMENO MAIS SIGNIFICATIVO, QUE MODIFICOU AS RELAÇÕES DE TRABALHO, NA HISTÓRIA HUMANA? 
7- QUAIS FORAM AS MODIFICAÇÕES CAUSADAS PELA GLOBALIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO? 
8- O QUE ENCURTOU AS DISTÂNCIAS E AFETOU O TRABALHO? 
9- O QUE ACONTECEU AO TRABALHO FORMAL ATUALMENTE? 
10- O QUE O TRABALHO NO PRESENTE EXIGE DA MÃO DE OBRA E QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS? 
11- QUAIS AS PESSOAS QUE PODEM DEDICAR-SE AO PROCESSO DE FORMAÇÃO PRIFISSIONAL? 
12- O QUE A INTRODUÇÃO DA AUTOMAÇÃO CAUSOU A MÃO DE OBRA?

REGIÃO NORTE



sábado, 10 de junho de 2023

MATERIAL DE CONSULTA PROVA BIMESTRAL - AGENTES DO RELEVO - 2º BIM - 6 ANO 2023

 

UNIDADE - 5 (p. 107-136)


CAPÍTULO – 1 – AGENTES INTERNOS DO RELEVO (P.110-116)

O MOVIMENTO DAS PLACAS TECTÔNICAS

Como você estudou na unidade anterior, as placas tectônicas deslizam sobre o manto devido à ação das correntes de convecção e realizam movimentos que podem ser convergentes ou divergentes. As placas também podem deslocar-se horizontalmente e sentidos postos. As forças tectônicas geradas pelos movimentos das placas são consideradas agentes internos por causarem grandes transformações no relevo, comprimindo, estendendo ou quebrando as camadas rochosas. 

FALHAS E DOBRAMENTOS

Quando se movimentam, as placas tectônicas exercem pressão umas sobre as outras, provocando dobramentos e falhas. Quando as rochas mais rígidas são submetidas a forças internas da crosta, elas se fraturam, e os blocos de rochas deslocam-se ao longo da superfície da fratura, formando as falhas, que originam várias formas de relevo, como vales e serras. A escarpa da Serra do Mar, que se estendo do Rio de Janeiro e Santa Catarina, próxima ao litoral, tem sua origem relacionada a uma falha.

Os dobramentos surgem nas rochas mais flexíveis da litosfera pela força do choque entre as placas tectônicas. Nesse choque, a borda de uma das placas, que é formada por materiais menos densos e menos resistentes, torna-se mais maleável e, por isso, tende a dobrar-se pela força da outra placa, que é mais resistente e desliza em direção ao manto. Nesse processo, conhecido como subducçao, o material rochoso que compõe a placa volta a fundir-se ao magma. Ao longo de milhões de anos, esse dobramento originou grandes cadeias montanhosas, como a dos Andes, na América do Sul, e o Himalaia, na Ásia. 






TERREMOTOS

Os terremotos, ou sismos, são vibrações rápidas e inesperadas, de intensidade variável, na crosta terrestre. A palavra terremoto é geralmente utilizada, para se referir a grandes catástrofes, mas tremores de terra de pequena intensidade acontecem diariamente em todo o planeta.

A ocorrência de terremotos mostra como os agentes internos do relevo provocam mudanças constantes na superfície terrestre. Ao mesmo tempo, esses fenômenos revelam a desigual capacidade dos países de lidar com grandes catástrofes e evitar os danos sociais e materiais delas decorrentes.





Como acontecem terremotos                                                                                                                                                     

a)       A pressão exercida pelo atrito entre as placas tectônicas pode causar uma ruptura na crosta.

b)       Com isso, ocorre um movimento brusco nas camadas rochosas que compõe a crosta.

c)       Esse movimento libera energia na forma de ondas sísmicas, que podem chegar a superfície e fazer a terra vibrar. O EPICENTRO, primeiro ponto na superfície atingido pelas ondas. O HIPOCENTRO, ponto da liberação de energia.

UM FENÔMENO COMUM

Somente em sete dias, 11 a 17 de abril de 2016, ocorreram 574 abalos, de diversas magnitudes. Muitos não foram percebidos por serem fracos ou por ocorrerem em áreas muito profundas.

Note que as regiões de maior ocorrência de terremotos coincidem com as bordas das placas tectônicas. A baixa ocorrência de terremotos no Brasil se explica pela localização do seu território no interior de uma placa tectônica. 












EFEITOS DOS TERREMOTOS

 

Um abalo sísmico pode destruir construções e provocar deslizamentos de terra, incêndios e alagamentos. Serviços básicos, como a distribuição de água e de energia e o funcionamento dos transportes, podem ser afetados. Por isso, os moradores precisam deixar as suas casas e ir para abrigos seguros.

         


        

                                           MAREMOTOS E TSUNAMIS

A crosta oceânica também está sujeita a ocorrência de abalos sísmicos. Quando acontecem sismos cujo epicentro se dá no fundo do oceano, esse abalo recebe o nome de maremoto.

Os maremotos, devido à grande energia que liberam, podem causar ondas gigantes, que se deslocam em alta velocidade pelo oceano, e atingir a costa dos oceanos. São os chamados tsunami. Ao atingir o litoral, os tsunami podem provocar muita destruição e mortes.    

                


                                          







    

Em março de 2011, ocorreu na costa do Japão um terremoto de 8,9 graus na escala Richter, seguido por um forte tsunami. Esses fenômenos arrasaram uma grande área do nordeste do país e vitimaram mais de 15 mil pessoas. Outro tsunami, que causou muita destruição e mortes ocorreu em dezembro de 2004, devido ao maremoto cujo o epicentro se deu na costa oeste da ilha de Sumatra, na Indonésia. O abalo sísmico provocou ondas de até 30 metros de altura, que invadiram o litoral de diversos países banhados pelo Oceano Pacífico.   

             


         

VULCANISMO

O vulcanismo é um fenômeno natural responsável pelo afloramento da lava na superfície terrestre. Ocorre em razão do derretimento do material rochoso, quando há choques entre placas tectônicas, e também pela subida do magma proveniente do manto através de fissuras na litosfera que se abrem principalmente onde há separação das placas. O vulcão corresponde à abertura por onde a lava chega a superfície.

O vulcanismo, assim como os abalos sísmicos, são processos naturais intensos que podem provocar rápidas mudanças no relevo terrestre. As erupções podem ocasionar catástrofes, a exemplo da que ocorreu em 79 D.C., na atual Itália, quando a erupção do Vesúvio soterrou cidades ao seu redor, como Pompeia e Herculano.

Em 2010, o vulcão Eyja (Eyjafjallajokull) lançou uma nuvem de cinzas e gases a uma altura de 11 quilômetros na atmosfera, fechando o espaço aéreo europeu por seis dias. Em junho de 2018, o Vulcão de Fogo, na Guatemala, entrou em erupção, deixando 17 vítimas e mais de 1,7 milhão de pessoas afetadas. 

































RESPONDA

1-       Como ocorrem falhas e dobramentos?

2-       Explique porque as forças tectônicas geradas pelos movimentos das placas são considerados agentes internos?

3-       Como surgem os dobramentos?

4-       O que são terremotos ou sismos?

5-       Complete o texto a baixo consultando seu resumo:

A ocorrência de ___________________________ mostra como os ____________________________ do relevo provocam mudanças constantes na ______________________________________.

6-       Como são medidos os terremotos?

7-       O que é a escala RICHTER?

8-       Qual o principal efeito dos terremotos?

9-       O que são maremotos e tsunamis?

10-   Explique o que é vulcanismo.