terça-feira, 24 de março de 2020

OS MOVIMENTOS DA TERRA

A rotação, em torno de seu eixo, proporcionam os dias e as noites, com aproximadamente 23 horas e 56 minutos. Desloca-se no espaço como se fosse um cone imaginário (cone de precessão). Esse fenômeno surge em decorrência da atração gravitacional do Sol e da Lua sobre a faixa do Equador, que possui dilatação, e também, devido a variação do campo magnético.
Translação é o movimento que a Terra, juntamente com a Lua, faz em torno do Sol. Como a Terra descreve uma forma elíptica em seu trajeto, o qual se denomina órbita, ela não vai apresentar uma distância exata ao redor do sol; existirão momentos, em que vai estar mais afastada, o que achamos de afélio; e momentos, em que se encontra mais próxima do Sol; chamamos de periélio.
Esses movimentos tem como consequência as estações do ano. Portanto, as estações do ano correspondem ao tempo que a Terra utiliza para percorrer a sua elíptica.
Os arcos da elíptica são determinados pelos equinócios (do latim equi notte, noites iguais) e solstícios (do latim solstare, sol distante).




(Sales e Pita, 1997.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário