quinta-feira, 18 de maio de 2023

ATUALIZAÇÃO - MATERIA PROVA MENSAL 2º BIMESTRE 2023 - 6º ANO

   



O PLANETA TERRA E A CROSTA TERRESTRE

OS SISTEMAS E A ESTRUTURA DA TERRA

A TERRA E SEUS SISTEMAS

1O Planeta Terra é formado por quatro sistemas:

·         Litosfera: camada rígida do planeta, composta essencialmente de rochas e solos;

·         Atmosfera: camada formada por gases e partículas que envolvem a superfície terrestre;

·         Hidrosfera: conjunto de toda as águas do planeta, os mares, oceanos, rios, lençóis freáticos, lagos, além da água em estado solido presente nas regiões polares e nas montanhas;

·         2Biosfera: conjunto de todas as áreas onde se desenvolve a vida no planeta, abrange elementos encontrados na litosfera, na atmosfera e na hidrosfera.

Esses sistemas são interdependentes. Isso significa que, se houver alteração em um deles, os demais também serão afetados. Além disso, eles estão em constante transformação, devido aos processos naturais e às ações humanas, que modificam o espaço geográfico.

 


O interior da Terra é considerado um grande enigma por causa de sua complexidade e da dificuldade de pesquisá-lo.

O conhecimento que temos sobre o interior do planeta se deve a pesquisa realizadas em sua superfície e a observações de fenômenos naturais. Como base nessas pesquisas, pôde-se constatar que, internamente, a Terra é formada por camadas que se diferenciam quanto a sua composição, densidade e temperatura. 3As camadas principais são: a crosta, o manto e o núcleo, como mostra o esquema abaixo.

O núcleo da Terra é constituído principalmente de níquel e ferro e tem espessura de, aproximadamente, 3.500 quilômetros. A temperatura do núcleo varia entre 4000°C e 6000°C.

O manto está localizado entre aa crosta terrestre e o núcleo. Tem espessura de aproximadamente, 2900 quilômetros e temperatura de cerca de 2000°C. essa camada é composta de magma, uma substância pastosa que se encontra derretida por causa das altas temperaturas. 4A crosta terrestre é a camada que compõe a superfície da Terra. A espessura dessa camada varia entre 50e 80 quilômetros. Ela está dividida em crosta continental, mais grossa, e crosta oceânica, uma camada mais fina que forma o assoalho submarino.


A CROSTA TERRESTRE E AS ROCHAS

A crosta terrestre faz parte da litosfera. Na crosta, estão contidos os minerais, as rochas, o solo, o leito dos oceanos, as montanhas e as demais formas de relevo. Em sua superfície vivem os seres humanos e parte da fauna e da flora terrestre.

5A crosta terrestre é formada por minerais e rochas. Os minerais são substâncias sólidas encontradas a natureza e que formam as rochas. Algumas rochas são compostas de um único mineral; outras, de vários minerais juntos. 6As rochas são utilizadas de diferentes maneiras pelas sociedades e podem ser classificadas, conforme sua origem, como magmáticas (ou ígneas), metamórficas e sedimentares.

TIPOS DE ROCHAS

Rochas magmáticas

7As rochas magmáticas, ou ígneas, formam-se por resfriamento e solidificação do magma (rocha líquida derretida) na superfície ou no interior da crosta terrestre. As rochas que se solidificam na superfície, como basalto, são chamadas de rochas extrusivas. As que se solidificam dentro da crosta, como o granito, são chamadas de rochas intrusivas.

Rochas sedimentares

As rochas sedimentares são formadas ao longo do tempo geológico pela compactação de sedimentos, ou seja, partículas que se desprenderam de outras rochas e materiais provenientes da atividade biológica. Ao se desprenderem, os sedimentos são transportados pela ação dos ventos ou da água até algum ponto da superfície terrestre. Eles se depositam, sobretudo, nos vales, nas planícies e no fundo de rios, lagos e mares.

 Rochas metamórficas

As rochas metamórficas são resultantes de alterações de outras rochas devido à ação da pressão intensa e de elevadas temperaturas no decorrer de milhões de anos. Por isso, a estrutura das rochas que se transformaram é muito diferente da estrutura das rochas que lhes deram origem. 


 

ATIVIDADE 

1-     O planeta Terra é formado por quatro sistemas, quais são esses sistemas?

2-     Explique o que é a biosfera.

3-     Quais a principais camadas da TERRA?

4-     Qual a camada da Terra que compõe a superfície do planeta?

5-     Como a crosta terrestre é formada?

6-     Como podemos classificar as rochas quanto a sua ORIGEM?

7-       Como as rochas magmáticas, ou ígneas, são formadas?

 

TEMPO GEOLÓGICO E TEMPO HISTÓRICO

Alguns fenômenos só são perceptíveis em diferentes escalas de tempo. 1O tempo histórico refere-se à passagem de tempo em que ocorrerem as ações dos grupos humanos. O tempo geológico, por sua vez, representa uma escala em que ocorrem as mudanças geológicas da Terra, portanto corresponde a milhões e bilhões de anos.

CICLO DAS ROCHAS

A litosfera é formada por placas ou imensos blocos de rochas que se deslocam devido às correntes de convecções do manto, ou seja, aos movimentos do magma que ocorrem no manto terrestre. Os processos decorrentes dessa movimentação, além de fenômenos como a erosão e o intemperismo, alteram as rochas.

2O conjunto de fenômenos naturais que levam à transformação das rochas é chamado de ciclo-das-rochas. Esse ciclo lento a gradual dura em torno de 150 a 200 milhões de anos. Nesse período, podem ocorrer eventos como o soerguimento de cadeias de montanhas ou a abertura de mares e oceanos.

Os ciclos geológicos ocorrem com os três tipos de rochas (ígneas, metamórficas e sedimentares) e podem ser iniciados em qualquer momento. Os diversos processos envolvidos no ciclo das rochas acontecem de forma contínua e permanente. 


 A TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL E A FORMAÇÃO DOS CONTINENTES

Durante séculos, os seres humanos acreditaram que os continentes fossem estruturas imóveis.

No início do século XX, ao participar de uma expedição na Groenlândia, o cientista alemão Alfred Wegener observou que as placas de gelo se quebravam e se afastavam umas das outras. Com base nessa observação, ele desenvolveu a TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL.

3Segundo essa teoria, há cerca de 200 milhões de anos, todos os continentes formavam um só bloco, o supercontinente PANGÉIA, que era rodeado por um único oceano, o PANTALASSA.

A progressiva transformação da Pangeia ao longo de milhões de anos deu origem a diferentes blocos continentais, que configuram os atuais continentes e oceanos.

 
                                                         Os argumentos de Wegener



Para defender sua teoria, Wegener apresentou evidências de estruturas geológicas similares nos continentes americano e africano. No entanto, o cientista não conseguiu explicar o que poderia ter causado essa movimentação continental.
 

  4A Teoria da Tectônica de Placas, os cientistas descobriram que a crosta é, na verdade, dividida por fraturas profundas e que os grandes pedaços de rocha que compõe a litosfera são chamados de placas tectônicas.

As placas se deslocam em diversas direções, afastando-se umas das outras e chocando-se umas contras outras por causa da enorme pressão exercida pelo manto sobre a crosta terrestre. 5As áreas de encontro entre essas placas são frequentemente atingidas por terremotos e vulcões.




ATIVIDADE

1-     Qual a diferença entre o tempo histórico e o tempo geológico?

2-     O que é o ciclo das rochas?

3-     Explique o que é a Teoria da Deriva Continental.

4-     O que os cientistas descobriram sobre Teoria da Tectônica de Placas?

5-       O que o movimento das placas tectônicas causam na crosta terrestre?



OS SOLOS

A IMPORTÂNCIA DO SOLO

Existem diversas definições de solo. O SOLO está na interface dos sistemas terrestres, pois é composto de elementos tanto da biosfera como da litosfera, além de estar em contato com a atmosfera e hidrosfera. Por isso, é um componente importante dos ecossistemas terrestres.

É também um RECURSO NATURAL fundamental para a produção de alimentos e o desenvolvimento de várias atividades humanas. No solo, desenvolvem-se a VEGETAÇÃO e as ATIVIDADES AGRÍCOLAS, por exemplo.

Os vegetais se fixam ao solo pelas raízes e dele retiram a água e os nutrientes necessários para se desenvolver. No solo também ocorre a decomposição de matéria orgânica, fundamental para a manutenção de sua fertilidade.

Além do solo ser essencial para a agricultura, é dele que diversas sociedades humanas retiram matérias-primas como areia, argila e outros minerais.

O solo regula o escoamento e a infiltração da água da chuva e irrigação, e funciona como filtro par as águas que atravessam, limitando, desse modo, a poluição de águas subterrâneas.


Ressalta-se ainda, a BIODIVERSIDADE, nele existente pelo fato de constituir o hábitat de microrganismos. Uma porção com cerca de 1 grama de solo em boas condições pode conter mais de 600 milhões de bactérias, que são fundamentais para sua fertilidade.

MORFOLOGIA DOS SOLOS

Durante o processo de formação do solo, surgem diferentes camadas paralelas à superfície terrestre que apresentam composições e aspectos diversos. Essas camadas são chamadas HORIZONTES do solo. Ao realizar um corte vertical em alguns tipos de solos, é possível observar os horizontes, que nem sempre apresentam a transição bem demarcada entre si. Esse corte vertical, no qual é possível visualizar todos os horizontes de um solo, é chamado de PERFIL DE SOLO.


O horizonte mais superficial é conhecido como HORIZONTE ORGÂNICO, pois é constituído basicamente de matéria-orgânica animal e vegetal. Ele apresenta coloração escura, em virtude da grande presença de HÚMUS.

Logo abaixo do horizonte orgânico, há uma camada na qual predominam os materiais originados das alterações da rocha. Essa camada, chamada HORIZONTE MINERAL, é composta basicamente de areia e argila.

Os horizontes que ficam mais próximos das rochas são os mais novos e os menos alterados. A espessura e a coloração dos horizontes variam conforme o tipo de solo.

Os solos são diferentes de uma região para outra, mas, essencialmente, contêm a camada orgânica e a camada mineral. Abaixo delas, há parte da rocha matriz que não sofre alterações.

Nas cidades, as camadas dos solos são rapidamente alteradas ou misturadas. A remoção dos horizontes (camadas) para construção de edifícios, a deposição de lixo e a instalação de encanamentos e fiações subterrâneas impedem o desenvolvimento de novos solos e contaminam os já existentes.

FATORES DE FORMAÇÃO DOS SOLOS


Diversos fatores interagem no processo de formação dos solos. Entre os principais, estão o CLIMA, o TEMPO, a presença de SERES VIVOS e a ROCHA MATRIZ, ou seja, a rocha que deu origem a determinado solo.

Os restos orgânicos de animais e vegetais, as atividades realizadas pelos seres vivos e a AÇÃO da ÁGUA, da TEMPERATURA e dos VENTOS contribuem para desagregar e transformar as rochas, formando os solos. Entre esses elementos, a água tem fundamental importância na formação e na fertilidade natural dos solos.

A ESPESSURA da camada de solo varia ao longo do tempo, de acordo com o nível de alteração da rocha matriz e o depósito de materiais biológicos, como restos de vegetação, por exemplo. Os solos podem ser argilosos ou arenosos; vermelhos, amarelos ou cinza; ricos ou pobres em matéria orgânica; homogêneos ou formados por camadas com diferentes características. Podem ainda, ser adequados ou não ao crescimento de plantas. Todas essas propriedades decorrem das condições ambientais do local onde os solos são formados.

ATIVIDADE 

1-    Qual a importância do solo?

2-    O que são as camadas chamadas de HORIZONTES do solo?

3-    Como é conhecido o horizonte do solo mais superficial?

4-    Quais os principais fatores de formação dos solos?

5-    O que contribui para desagregar e transformar as rochas, formando os solos?

6-    FAÇA UMA PESQUISA, sobre os principais tipos de solos da Região Serrana do Rio de Janeiro onde você mora!





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário